[Resenha] Por que Indiana, João?

Título: Por que indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi (Cabine Literária) 
Editora: GIZ editorial 
ISBN: 9788578552381
Cotação: 4 estrelas
Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.


O livro Por que Indiana, João, do Danilo Leonardi, um dos integrantes do Cabine Literária é narrado em primeira pessoa pelo João.

João é um adolescente nerd de quinze anos que possui um canal no youtube onde fala dos seus jogos favoritos. Ele é de São Paulo, mas entrou em uma escola de Belo Horizonte e deixou para trás a raquel, sua 'Guarda Costa'

Na escola, João fica sempre atrás de uma pilastra com seu melhor amigo (e único) o Daniel. Seu melhor amigo, assim como ele sofre bulliyng. Daniel é o único negro da sala e é conhecido com "Paraíba", por ser dessa região. 


Estou tendo dificuldades para acreditar que os meus colegas estão rindo comigo e não de mim 

Após muitos socos e rostos na privada, Guilherme se mete com o João novamente, mas dessa vez ele reage, de uma forma que nunca havia feito: com um chute.

Mas antes dessa briga ocorrer, João encontra Guilherme no supermercado e não gosta do que vê e seu pai desconfia do "amigo do filho"

Sem saber que estava sendo filmado pelo Dani, o vídeo cai no canal que os dois tinham no YouTube tem milhões de acessos. 



"-A minha essência é ter a cabeça enfiada dentro da privada, é ver meus colegas pisando e tirando vantagem de mim! Eu não gosto mais de quem eu costumava ser! Se tem uma coisa que o "filme bobo" me ensinou é que não importa o que pensam de mim, eu posso ser quem eu quiser!"


Esse vídeo poderia mudar a vida de João? 

Em seu romance de estreia, Danilo só não soube explorar bem as cenas, falando pouco dos outros personagens, mas esse livro nos trouxe lições de vida.





Por mais que eu não goste de amarelo, a capa de Por que Indiana,João? é linda e muito fofa, e além disso combina com o tema presente no livro.



E aí, vai enbarcar nessa leitura?


Quer ter seu livro resnehado? Envie um e-mail para primaveraliteraria@gmail.com













4 comentários:

  1. Oi Rafa! Te sigo no twitter e vim conhecer seu blog hoje! Confesso que não esperava tudo isso dele. Amei suas resenhas, só posta mais, heinh?
    Fiquei muito triste por não ter visto aquela promoção junto com o blog Felicidade em livros antes!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Fico mega feliz e com mais motivação ainda em saber que você gosta do meu blog. Ok! Vou postar mais sim.
      Lembre-se mais sorteios e promoções virão pela frente.
      Beijocas.

      Excluir
  2. Oi Rafaela!
    Estou acompanhando seu blog e percebi que você evoluiu muito.
    Adorei sua resenha e já li o livro.
    Boa sorte com o blog e muito sucesso.
    Beijos, Telma.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Alguma dúvida? Se sim envie um e-mail para primaveraliteraria@gmail.com.

Primavera Literária por Rafaela Pinheiro 2014-2015. Tecnologia do Blogger.