[Resenha] Destino

Título: Destino
Autor: Allie Condie
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280810
Cotação: 4 estrelas
Sinopse:  Na distopia criada pela autora, o futuro parece muito tranquilo. Os indivíduos têm acesso à educação, emprego e todo o bem-estar que um governo pode proporcionar - as ruas são extremamente limpas e organizadas e os meios de transporte são moderníssimos. Mas é esse mesmo governo, a quem todos chamam agora de Sociedade, é que decide onde se deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e quando se deve morrer.
'Quando penso sobre de onde veio a idéia para este livro, tenho que dar todos os méritos ao meu marido', revela a autora. 'Nós estávamos tendo uma conversa sobre casamento, e ele perguntou: e se o governo pudesse decidir com quem as pessoas deveriam casar, e se este sistema fosse realmente excelente? E então nós começamos a falar sobre a idéia das pessoas serem divididas por pares.'
Em 'Destino', primeiro livro de uma trilogia, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.
Na cerimônia, Cassia recebe um microcartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão.
A partir deste momento, a autora cria um clima de angústia e expectativa em função da culpa que a adolescente sente por estar se desviando do que a Sociedade espera. Ao contrário de outras obras de ficção científica, o livro não é centrado em cenas de ação. 'O universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas.'



"Destino" é o primeiro liveo da trilogia distópica da querida Ally Condie, que e impossível não se apaixonar. 

Nas primeiras páginas vamos conhecendo a vida de Cassia, uma garota que vive em uma sociedade  "perfeita" onde escolhem o que vão comer, onde irão morar, ou seja, as pessoas não são livres para viver do jeito que querem.


Nessa sociedade o governo também escolhe com quem as pessoas devem se casar.
"Não é sorte, Cassia. Não há sorte na Sociedade"



Ao completar 17 anos, todos os jovens dessa Sociedade, independente do lugar onde vivem, vão conhecer o par, a pessoa com quem deverão viver até a morte, tendo filhos e sendo felizes, só que normalmente esse Par é de outra província, só que com Cassia é diferente. 

Em um banquete conhecido como Banquete do Par, onde sempre que o morador  destinado a ser seu par é de outra província ele aparece em uma tela gigante, só que o que acontece com Cassia é raro: A Tela não mostra quem é o seu par, o que só tem um significado; o seu par esta ali, com ela, o que significa que são da mesma província. E isso não acontecia à décadas. 


"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos nosso futuro"

Depois de toda aflição, Cassia acaba descobrindo que o seu Par é o seu melhor amigo, desde a infância, o Xander, um garoto que também completou 17 anos recentimente e que ela dividiu muitas experiências.



Só que no meio de tudo isso a Ky. Um garoto diferente, uma aberação, que, segundo Cassia, os olhos dele mudam de cor. Ky, perdeu os pais quando ele era mais jovem, portanto, foi morar na Província onde Xander e Cassia moram, junto com seus tios. 

Será que Cassia poderia se apaixonar por ele? E Xander? Ela contaria a ele?

Publicado pela Suma, "Destino" é uma das melhores ditopias que já li. Me indentifiquei bastante com a narrativa. Não existe uma palavra para explicar o que achei desse livro. Ele é incrivelmente maravilhoso. 

Espero que gostem da resenha ^^






6 comentários:

  1. Oi, Rafa!
    Eu nunca li esses livros e não sabia que se tratava de uma distopia. Pelo que você escreveu eu acabei me lembrando um pouco de "A Seleção".
    Vi a trilogia uma vez com um preço bem em conta no submarino e agora me arrependi de não ter comprado.
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!

      Destino é sim uma distrofia e também me lembrou a Seleção! Eu comprei nas americanas e estava bem barato!

      Excluir
  2. Oi flor! Eu estou em uma fase onde distopia está em prioridade com relação a gêneros literários. Já tinha ouvido falar muito bem dessa história. E sabe, eu gostei bastante. Só o que me deixa com um pouquinho de medo é a possibilidade do triângulo amoroso, mas todo mundo fala tão bem! Vou dar uma chance e depois te digo o que acho! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei... perfeita resenha...tenho a trilogia na minha estante... quero muito iniciar a leitura..
    agora ainda mais... bjs

    http://www.citacaonumclick.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Espero que possa iniciar a leitura o mais breve possível! Só não se esquecesse de me falar o que achou! Beijos

      Excluir

Obrigado por comentar.
Alguma dúvida? Se sim envie um e-mail para primaveraliteraria@gmail.com.

Primavera Literária por Rafaela Pinheiro 2014-2015. Tecnologia do Blogger.