[Resenha] O Doador de Memórias




Título: O Doador de Memórias
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 190
ISBN: 9788580412994
Cotação: 3 estrelas 
Sinopse: Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. 

O Doador de Memórias é um livro que, no começo da leitura é cansativo, mas ao decorrer das páginas larga-lo é uma missão praticamente impossível.


Jonas, o protagonista principal, esta prestes a completar doze anos de idade, o que significa que ele e outros jovens com a mesma idade nessa comunidade, em que não há guerras e sim inúmeras regras a seguir, vão descobrir a profissão que deverão seguir pro resto da vida


Aos poucois vamos conhecendo melhor a história de Jonas, sua família e seus amigos, assim, o livro vai se tornando cada vez mais incrível. 

Acabei descobrindo o livro da Lois Lowry quando virou filme e, confesso, que foi por essa razão que eu li. 

E aí, o que achou do livro? Já viram o filme? Recomendam?

Comentem sua opinião. ^^




14 comentários:

  1. OI Rafa!
    Eu li o Doador e vi o filme. Adorei ambos, mas o final me deixou a desejar pq ficou muito aberto. Ai a editora anunciou a sequencia. Fiquei contente. Finalmente ia saber um pouco mais, mas ai soube que a continuação não tem relação com o primeiro livro. Ai me decepcionei totalmente :( Não sei o que a autora pretende com isso, mas como vc mesmo disse, o começo da historia e bem devagar mesmo :( Até chatinho. Gostei mais do filme.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David! Tudo bem?
      Eu, sinceramente, não sabia que a continuação era com outros personagen, não tendo relação com o primeiro livro. :/
      Ainda não vi o filme, mas, realmente, todos que me falaram que viram, comentaram que o filme é mais legal, o que eu achei estranho.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oie! Eu assisti o filme ano passado. Eu até que gostei, mas confesso que esperava um pouco mais dele. Provavelmente o livro é bem melhor. Vi que ele tem continuação, mas mudam os personagens principais aí fiquei na dúvida se as histórias tb são diferentes, no sentido de não dar continuação de onde parou o primeiro e sim se criar uma nova trama... Será que farão mais filmes tb? Com certeza assistiria. Fiquei bem curiosa com aquele final!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen!

      Eu não achei o livro tão bom rsrsrs
      Eu acho que, se o primeiro livro tem filme, vai ter do resto também!

      Beijos

      Excluir
  3. Estou bem curiosa para ler esse livro, quem sabe um dia. Mas, só vejo comentários positivos sobre ele.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha Rafa, fiquei interessada na história.

    Beijos :*

    http://livroscafeesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu queria ler esse livro antes, mas agora estou na dúvida. Porque eu odeio livros cansativos, foi um milagre pra mim conseguir ler inteiro A Pedra Filosofal do Harry Potter, na metade do livro, eu já tava pensando em abandoná-lo pela segunda vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ethi!

      Livros cansativos são difícies de ler, mas não custa tentar, né?

      Beijos!

      Excluir
  6. Ainda não vi o filme porque pretendo ler o livro primeiro, mas confesso que estou animada e ansiosa por essa história que já está adicionada com uma das metas de leitura do ano. Aparentemente, pelo que já ouvi sobre o livro, ele não é prefeito. Mas também não deixa a desejar. Estou com expectativas altas em relação ao livro. Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anya!

      Quero muito ver o filme!

      O livro não é perfeito, como você disse, mas se ler me conta o que achou

      Excluir
  7. Ainda não li o livro, nem vi o filme, mas tenho vontade de fazer os dois.
    Adorei as fotos (focando nessa estante linda!) !
    Beijos

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem?

      Ainda não vi o filme, mas ainda pretendo ver! Dizem que é até melhor que o livro!

      ^^ Beijos

      Excluir

Obrigado por comentar.
Alguma dúvida? Se sim envie um e-mail para primaveraliteraria@gmail.com.

Primavera Literária por Rafaela Pinheiro 2014-2015. Tecnologia do Blogger.