[Resenha Carnavalesca] Por Lugares Incíveis

Título: Por Lugares Incríveis 
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte (Cia. das Letras)
Páginas: 335
ISBN: 9788565765572
Cotação: 4 estrelas
Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Desde que "Por Lugares Incríveis" foi lançado me apaixonei pela capa e pela sinopse. Fiquei muito ansiosa com o lançamento e criei várias expectativas para essa história que foram alcançadas (e até ultrapassadas). A Jennifer Kiven possui uma narrativa mais cansativa, mas que depois que comecei a ler me acostumei. A autora aborda nesse livro a depressão na adolescência.


"Por lugares Incríveis" possui os capítulos narrados em primeira pessoa (o que me agradou bastante) pela Violet Marker e pelo Theodoro Finch.

Violet perdeu a irmã a quase nove meses, mas não esta nem um pouco recuperada desse grande trauma. Essa mudança trágica na sua vida ocorreu depois de uma festa onde a irmã de Violet havia brigado com um garoto com quem estava saindo e claro ficou magoada e sem condições de dirigir, né? E o pior é que a Violet quis ir por um caminho que mal conheciam. Daí aconteceu o acidente e até hoje Violet se culpa pela morte da sua irmã, a Eleanor, que era dois anos mais velha e estava cursando o Ensino Médio.

Theodoro Finch, ou apenas Finch, é o oposto de Violet. Ele não é popular, só tem dois amigos e nunca teve sucesso no amor e para piorar ainda mais sofre um pouco de bulling . Finch apenas fingiu ser uma pessoa que não é de verdade. Mas ele ainda tem que lidar com o seu pai, que se separou da sua mãe recentemente para viver com outra mulher, mas a pergunta é: Será que o filho desse mulher que ele começou a viver era dele, afinal, uma certa vez, quando Finch tinha 12 anos ele saiu de casa, sem dar explicação.

 O que une os dois é o fato de os dois não estarem feliz com a vida, procurando métodos de suicidar (mais o Finch), se encontrando no auto da torre do colégio onde estudam.

E depois dessa ocasião os dois (na verdade o Finch) decidem fazer o trabalho de geografia juntos, o que faz eles se unirem mais ainda! Nesse trabalho dado pelo professor que parece estar sempre com falta de ar as duplas devem ir pelos lugares do estado que moram, Indiana, nos Estados Unidos. É daí que a grande aventura começa pra valer.

Quanto mais os personagens se aproximam, mais me aproximo do livro e mais me encanto com a Jennifer Niven. Na minha opinião, é incrível como a autora abrandou o tema depressão no mundo dos jovens.


Ao ler, me identifiquei bastante com os personagens e realmente senti tudo o que eles sentiram. Ri, chorei e senti raiva em alguns momentos.  Esse livro me marcou muito pois li no momento certo da vida e, os ensinamentos que aprendi com esse livros serão levados comigo para a vida.


"Por Lugares Incríveis" é um livro para aqueles que amam um drama misturado com um romance inexplicável. Para quem gosta de se emocionar com histórias.


18 comentários:

  1. Olha agora me surpreendi pelo livros, nem tinha ligado tanto para ele, mas agora fiquei bem curioso. Tem essa pitada de A Culpa é das Estrelas. Amo livros que falam de depressão na adolescência.
    Dá para mostrar muito bem como a vida é uma me... Kksks.
    Beijos.

    Escritaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caíque!

      Eu também amo esse estilo de livro. *-*

      Rsrsrs. Concordo com você.

      Beijos

      Excluir
  2. Tô louca para ler esse. Já está na minha lista que desejados, que só aumenta. Não sei quando conseguirei lê-lo, mas espero que seja em breve. Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha!

      Por lugares incríveis é muuuito bom!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Rafa.

    Eu só fui me ligar nesse livro depois de ler algumas resenhas a capa não havia me chamado atenção. Pode parecer meio mórbido mas livros que tratam o assunto suicídio sempre me atraem. Fiquei feliz em saber que essa obra te deixou uma mensagem. Espero me apaixonar pela Violet e Finch e por suas histórias. Super animada com a leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Tudo bem?

      A capa me chamou bastante atenção e confesso que foi por uma das razões que eu li.

      Eu nunca li livros que falam de suicídios, mas acabei me apaixonando pelo gênero! Poderia me indicar alguns?

      Excluir
  4. A Capa é muito fofa, a história parece aquelas que nos arrebata, ora te faz rir, ora chorar .
    Gostei muito da resenha e sei que tbm irei gostar do livro.
    Parabéns
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! a história nos arrebenta completamente!

      Obrigada <3

      Excluir
  5. Porque o bom mesmo é se sentir dentro do livro!
    Que romântiiiiiiiico <3 duas pessoas querendo se matar acabam virando um casal, ain <3 haha' gosto de histórias assim! Essa parte me lembrou a American Horror Story '-' <3
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi que lançaria, fiquei louca pra ler. Sua resenha ficou ótima, me deixou até mais curiosa :)

    A Canção do Silêncio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou louca pra ler desde que lançou.

      Obrigada pelo carinho.

      Beijos :*

      Excluir
  7. Já vi alguns comentários que só elogiavam este livro,mas só agora parei e descobri do que se tratava a história e que linda!!Simplesmente preciso deste livro

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca por ele rs
    Parece ser realmente um lindo livro e eu amo romances então eu preciso dele :3

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro é linda mesmo, Rafa! Tenho interesse nesse livro e adorei sua resenha!
    Beijos :)

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen!
      Me apaixonei por essa capa assim que vi.
      Que bom que gostou. Obrigada

      Excluir

Obrigado por comentar.
Alguma dúvida? Se sim envie um e-mail para primaveraliteraria@gmail.com.

Primavera Literária por Rafaela Pinheiro 2014-2015. Tecnologia do Blogger.