Falando Sobre #2 "O Chamado do Monstro"

Bom dia, gente linda! Hoje resolvi vim aqui para falar sobre o livro "O Chamado do Monstro" que me impressionou bastante. Já conhecem esse livro? 


Título:O Chamado do Monstro 
Autor: Patrick Ness
Editora: Editora Ática 
Páginas: 224
ISBN: 8508147317
Cotação: 5 estrelas 
Sinopse: A escuridão, o vento, os gritos. Os olhos estatelados, a respiração entrecortada. É o pesadelo de novo, como em quase todas as noites depois que a mãe de Conor ficou doente. A escuridão, o vento, os gritos - e o despertar no mesmo ponto, antes de chegar ao fim. Tudo é tão aterrorizante que Conor não se mostra nem um pouco assombrado quando uma árvore próxima à sua casa - um imponente teixo - transforma-se em um monstro. Além disso, ele precisa lidar com coisas mais urgentes e graves - o reinício dos tratamentos contra o câncer aos quais sua mãe terá que se submeter, a vinda da avó para 'ajudá-los', a permanente ausência do pai desde que ele foi morar com a nova família e a pesada perseguição na escola, da qual é vítima quase todos os dias. Tudo muito mais perturbador do que uma criatura feita de folhas e galhos. Só que o monstro sabe que Conor esconde um segredo. E isso o torna realmente assustador. Mas por que Conor deveria dar ouvidos a algo que parece imaginado? Por que o monstro parece ser a única criatura a estar ao seu lado diante de seus maiores medos - o de perder a mãe e o de contar a verdade.

Nem sei como começar a falar desse livro ara vocês, e não é porque ele é ruim, e sim porque ele é muito bom e tem uma história comovente com uma ideia fascinante. E ainda tem uma curiosidade: quem começou a escrever o livro foi a Siobhan Dowd, mas infelizmente a mesma não foi capaz de concluir essa grande obra por causa da sua morte precoce, mas graças a deus ele ficou nas mãos do Patrick Ness que usou muito bem a ideia da Siobhan. 

Eu nem conhecia esse livro e apenas o li porque iria fazer um trabalho e fiquei muito grata pela professora ter indicado esse livro! Eu não tinha ideia do que esperar, mas me apaixonei. 

Quando comecei a leitura de "O Chamado do Monstro" logo queria saber o final e não me desgrudei dele enquanto não terminei de ler a última palavra. O livro tem aquele toque de fantasia e de drama e também mostra um pouco do efeito do bullyng nos jovens. Eu até então não tinha lido um livro com todos esses temas juntos e misturados, mas ficou com uma combinação perfeita.

E tem mais: o livro possui, no decorrer das páginas, lindas ilustrações em preto e branco que tem tudo (TUDO mesmo) haver com a história.




Durante a leitura sofri com o Connor, um garoto de 13 anos que estava passando por uma fase horrível. A sua mãe esta doente, ele sofre bullyng na escola, não tem amigos (na verdade, ele só é amigo de uma garota pois as mães eram amigas), os pais dele são separados e o pai nunca mais falou com ele, Connor também não gosta da avó materna e para piorar ainda tem "pesadelos". 

Connor, mora em uma pequena cidade da Inglaterra em uma casa bem simples, ao lado de uma árvore, um teixo, um monstro que toda noite vai na casa de Connor e lhe conta histórias.

Mas isso seria só um sonho? Ou seria real?

Mas a coisa ainda pode piorar: mentiras, ignoração, mudanças e ainda, a mãe de Connor esta ficando pior...

Se você não esta pronto para chorar, não esta pronto para conhecer essa história e ficar admirado!






5 comentários:

  1. Nossa, a primeira coisa que vi foram as ilustrações e me surpreendi muito com elas. Aí fui ler a sinopse e o que você escreveu e me surpreendi ainda mais. Agora há vários livros abordando esse tema, né? Acho ótimo, porque esse assunto merece mesmo ser debatido, já que quem "pratica" muitas vezes não pensa nas consequências que isso pode causar. E o protagonista ainda tem que lidar com várias outras coisas... A leitura parece ser imperdível. Anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oii Rafa,
    Fiquei surpresa com as ilustrações :v
    Já fui mais corajosa mas só em ver elas já fiquei com medo e.e então me pergunto se tem algo assim pq pela resenha não pareceu haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Achei um livro super interessante. A suas resenhas estão cada vez melhores Rafa, parabéns! Uma pena a morte da autora. Por sorte a estória vai continuar, pois é uma pena uma boa estória ficar inacabada. Um grande abraço Rafa, e tudo de bom.

    obrasdeumjovemescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OI Rafa, como vai?
    O livro parece ser bem interessante, gosto muito de gêneros de fantasia um pouco sobrenaturais.
    Fiquei bem curioso para conhecer mais o livro.
    Parabéns.
    Beijos.

    Escritaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee Rafa!! Gentee que livro maravilhoso é esse??
    Sua resenha está maravilhosa! E por causa dela fiquei sabendo deste livro O Chamado do Monstro :) Qualquer dia eu o leio XD
    As ilustrações são linda!!

    Sucesso, Rafa!!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
Alguma dúvida? Se sim envie um e-mail para primaveraliteraria@gmail.com.

Primavera Literária por Rafaela Pinheiro 2014-2015. Tecnologia do Blogger.