[Resenha] Amy & Matthey

Olá! Como estão? A Resenha de hoje é de Amy & Matthey! Espero que gostem!

Título: Amy & Matthey
Autor: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 331
ISBN: 9788501070180
Cotação:4 esrelas
Sinopse: Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.• Cammie McGovern é uma das fundadoras do Whole Children, uma instituição que oferece aulas extras e programas de auxílio para crianças com necessidades especiais. • Amy e Matthew é o seu primeiro livro destinado ao público jovem adulto. • Para os fãs de Eleonor & Park, nas listas de mais vendidos do país.

Amy & Matthey foi um dos lançamentos mais esperados e comentados pelo blogueiros devido ao sucesso fora do páis. Muitos falaram que é uma mistura de A Culpa é das Estrelas com Eleanor & Park. Quando a Galera Record falou dos lançamentos de Fevereiro de 2015 eu me apaixonei primeiro pela capa e depois pela sinopse, devido a isso criei inúmeras expectativas e acho que por essa razão o livro não me agradou tanto. 

Foi difícil para mim entrar no clima da história da Camie McGovern. A narrativa dela é cansativa, ainda mais que esta na terceira pessoa. Eu acho que o livro seria melhor  se fosse alternado entres os dois jovens. 

Mesmo com essas minhas pequenas decepções a história não deixa de ser interessante. O tema que a autora escolheu é bem interessante, mesmo depois do sucesso de A Culpa é Das Estrelas, mas me pareceu que ela não soube aproveitar.  Sei que muitos gostaram a ponto de amar, mas esse livro  não foi muito bom pra mim.

Em Amy e Matthey conhecemos a história do Mathey e da Amy (sério?). Amy teve paralisia cerebral e por esse motivo não fala (na verdade ela fala, mas, para Mathey, é apenas consoantes, tornado-se assim difícil de entender), nunca teve amigos de verdade sem ser seus pais. Amy também anda em um andador e não consegue controlar suas expresso~es facias.

Matthey é praticamente um adolescente "normal" como a maioria, que esta estudando no terceiro ano, prestes a fazer uma faculdade.

Mas o que uniu esses dois adolescentes completamente diferentes?

"Não se paga as pessoas para que sejam nossos amigos, Amy"

É, é praticamente isso que você leu acima. Como Amy precisa de alguém que a ajude sempre, devido a sua deficiência e normalmente essas pessoas são adultas ela resolve que quer que os próprios alunos da escola a ajudem depois de passar por um longo processo de treinamento que parece ser cansativo. Desse jeito Amy vai fazer novas amizades pois cada um dos alunos da escola que ela estuda devem apresentar no mínimo uma pessoa pra ela, assim ela vai conhecer gente nova e vai conseguir se relacionar melhor para ir para a faculdade.

E a pedido da Amy o Matthey vai passar pelo rigoroso treinamento apenas para ajudá-la.

Essa para mim não foi só uma história de romance clichê bem melosos mas sim uma verdadeira história de amizade.

Se você quer ler um livro curto, para ler, se emocionar e chorar, esse é o certo.





 

 

 
Primavera Literária por Rafaela Pinheiro 2014-2015. Tecnologia do Blogger.